A HISTÓRIA DE CARLOS SAUER

Meu nome é Carlos Sauer, nasci em 1959, no Brasil. Sou terapeuta holístico, professor, palestrante e fui adotado em 1993, por um ancião indígena da tribo Cheyenne, chamado Nelson Turtle. Introduzi as Tradições Nativas Norte Americanas (Xamanismo), incluindo a cerimônia da Tenda do Suor no Brasil, em 1988. Eu trabalho com cura nativa espiritual, e venho de uma longa linhagem de curandeiros (4o geração) do Rio de Janeiro, e trabalho com práticas espirituais que aprendi com a minha própria família, junto com o que eu aprendi com meu pai Cheyenne, e com meus mestres e parentes indígenas do Brasil e dos EUA. Eu moro no Rio de Janeiro, e ministro workshops na Europa, USA e Brasil.

Comecei a aprender sobre espiritualidade aos meus 12 anos com anciões da minha família incluindo, minha mãe, minha tia e minha irmã, assim como outros membros da minha família que nasceram com dons espirituais, e tinham grande conhecimento do Espiritismo. Minha bisavó, Maria Adelaide da Fonseca, era uma baronesa, e trabalhava com cura espiritual atendendo dúzias de pessoas por semana, a mais de 150 anos atrás, incorporando o espírito do médico, Bezerra de Menezes, tratando e ajudando a curar muitos cariocas daquela época! A mediunidade dela foi desenvolvida após anos de sofrimento devido a uma grande seca, que aconteceu no Brasil com quase 2 anos sem chover!! Don Pedro II, começou com um projeto de reflorestar a Floresta da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Conrado e em volta do Corcovado, etc.. Meus antepassados perderam tudo, incluindo nossas terras com plantações de café e cana de acúcar, e após a morte de seu marido (meu bisavô), ela vendeu o que restava de bens materiais, e passou a sobreviver de doações que as pessoas davam para ela depois dos atendimentos e curas manifestadas por Bezerra de Menezes e pela espiritualidade!!

Quando me mudei do Rio de Janeiro para Big Sur na Califórnia em 1982, fui introduzido a Tenda do Suor (Sweat Lodge), uma cerimônia de purificação dos índios americanos das tribos Cheyenne, Lakota e Mohawk. Na minha primeira Tenda do Suor (Sweat Lodge) aos 22 anos de idade, eu experimentei uma cura espontânea e poderosa de algo que eu estava lidando (trauma) durante a maior parte da minha juventude. Essa experiência me transformou e abriu meu coração para o caminho espiritual indígena, Caminho Vermelho (Redroad) para sempre. Foi então que eu decidi dedicar minha vida a aprender a conduzir Tendas do Suor e apoiar os meus novos parentes e mestres indígenas. Eu trabalhei muito feliz como um Homem do Fogo (Fireman) para as cerimonias de Tendas do Suor por mais de 14 anos.

Em 1993, fui adotado por um ancião tradicional indígena e Cheyenne do Sul de Oklahoma, que era um Líder de cerimonias (Roadman) da Igreja Nativa Americana (Native American church) chamado Nelson Turtle (falecido). Tivemos uma relação de “pai-filho” trabalhando juntos com Tendas do Suor e cerimônias do Peyote nos EUA e no Brasil. Eu tive a grande honra de cuidar do meu pai índio através de sua luta com uma doença cardíaca e diabete, enquanto viajávamos juntos.

Durante o meu aprendizado com o Nelson Turtle, muitas vezes ele me disse que “por direito”, um dia eu iria continuar com a sua tradição dos Cheyennes, cerimônia do Peyote, e a Tenda do Suor. Eu venho estudando e participando de Tendas do Suor durante os últimos 33 anos, e cerimônias da Igreja Nativa Americana por uns 14 anos. Recebi o altar Cheyenne do meu pai Nelson, junto com suas canções do Peyote, e suas ferramentas (tambor, chocalho, bastão e o cacto chefe), porém nāo conduzo regularmente essa cerimônia. Outros mestres fundamentais na minha jornada foram Hector Gomez, (Roadman) da Igreja Nativa Americana da Argentina, e Ursocorvo (Crowbear), um dançarino (falecido) da Dança do Sol da tribo Mohawk, Wallace Black Elk, líder espiritual Lakota, e Dennis Banks, líder espiritual e ativista Ojibwa.

Em 1996, minha comunidade do Instituto de Esalen em Big Sur, CA, incluindo minha família, amigos, colegas e líderes de workshops, começou a me pedir para conduzir cerimonias de Tenda do Suor. Depois que eu fui encorajado por diferentes líderes e abençoado por meu pai, Nelson Turtle, comecei a liderar cerimônias. Eu as conduzo na tradição Cheyenne / Arapaho do Sul (Little Boy / Little Girl ou Youngman’s Lodge), na qual fui treinado. Tenho realizado estas cerimônias por mais de 19 anos, e graças ao nosso Criador (Maheo) tenho testemunhado muitas curas. Coordenei e conduzi a Tenda do Suor no Esalen Institute de 1996 a 2003, introduzi a Tenda no Brasil desde 1988, e na Europa desde 1999.

Tenho percebido que os europeus, americanos e brasileiros, bem como muitos outros povos, são profundamente fascinados e interessados pela cultura e a espiritualidade indígena das Américas. Por isso venho liderado muitos workshops sobre cultura indígena, suas canções sagradas, Tendas de Suor, técnicas de extração xamanica, práticas espíritas de desobsessão, Roda de Cura, entre outros.

Quer saber mais sobre Xamanismo? Entre em contato com a gente!

    logo carlos sauer

    Meu nome é Carlos Sauer, nasci em 1959, no Brasil. Sou terapeuta holístico, professor, palestrante e fui adotado em 1993, por um ancião indígena da tribo Cheyenne, chamado Nelson Turtle. Introduzi as Tradições Nativas Norte Americanas (Xamanismo), incluindo a cerimônia da Tenda do Suor no Brasil, em 1988.

    ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS

    @ Todos os direitos reservados a Carlos Sauer.